Para muitos de nós, carros seguros precisam ter apenas itens e tecnologias (como airbags e sistemas de controle de estabilidade) que sejam capazes de nos proteger ao máximo em caso de acidentes. Itens como esses já são mais que suficientes e é verdade que podemos encontra-los mesmo em marcas e modelos mais modestos, até porque em muitos países existem leis que “obrigam” as montadoras a inclui-los como itens de série.
Porém, para um outro grupo de pessoas, como lideres políticos de todo o mundo e altos executivos, artistas, atletas, etc., as exigências em relação a segurança são bem maiores e foi justamente para eles que a Land Rover criou a Range Rover Sentinel que, aparentemente, podemos achar ser mais um modelo de luxo da fabricante, mas na verdade é muito mais do que isso não somente no que diz respeito ao luxo, mas principalmente no que diz respeito a segurança.
A Sentinel é produzida na unidade Land Rover’s Special Vehicle Operations (SVO), mesma unidade onde são produzidos outros modelos SUV “padrão”, e o seu modelo base é o Range Rover Autobiography (que custa cerca de US$140,000), que se transforma em uma verdadeira fortaleza ao receber os seguintes itens:
– Célula de passageiros reforçada, capaz de suportar até a perfuração por balas incendiárias;
– Aço de alta resistência capaz de suportar até a explosão de granadas de mão;
– Sistema de escape inviolável;
– Sistema de auto vedação do tanque de combustível em caso de perfuração;
– Bateria reserve e pneus run-flat (capazes de rodar mesmo furados sem causar danos nas rodas).
É claro que todo esse aparato de proteção de aço, além dos vidros blindados deixam a Sentinel ainda mais pesada (seu peso normal é por volta de 5000 libras ou 2.270kg), mas os engenheiros da montadora trabalham constantemente na melhora do sistema de suspensão a fim de compensar esse peso. Além disso, é claro que um motor V8 de 540 cavalos de potência certamente ajudam na performance dessa “máquina” como um todo.