O medo da violência, que é a principal causa do crescimento do número de carros blindados em no Brasil, não é um privilégio apenas nosso. No último mês de Abril, a Germany’s Alpha Armouring, uma empresa alemã de customização de veículos que costumava expor os seus trabalhos preferencialmente em feiras mais relacionadas ao mercado militar, apresentou em uma feira de carros luxuosos em Mônaco o seu SUV Alpha Phoenix. Com um preço em torno de US$1,5 milhões, o modelo é baseado no Mercedes G63 SUV, porém, mais espaçoso e ainda contém câmeras de segurança, equipamentos eletrônicos dos mais modernos, bancos de couro e até uma barreira ao estilo das limusines.
Assim como a Alpha Armouring, em todo o mundo, empresas especializadas em blindagem, relatam que a blindagem de veículos de luxo, está respondendo por mais de 50% de seus faturamentos. Muito dessa demanda (40%) tem partido de celebridades com medo de sequestros ou qualquer outro tipo de ataques violentos. Anteriormente a maioria dos pedidos eram originados de governos e embaixadas. Além da blindagem, muitos desses clientes não abrem mão de características como: TVs, cadeiras massageadoras, estofados de camurça e até câmeras de visão noturna. Uma exigência comum é a de que os carros mantenham suas aparências externas a fim de chamarem o menos de atenção possível.
De acordo com a International Armoring Corporation, aproximadamente 25.000 veículos blindados são produzidos cada ano e muitos deles são entregues em áreas perigosas do Oriente Médio e África. Importantes executivos dessas blindadoras dizem que a procura pelo serviço se iniciou cerca de cinco anos atrás por empresas em busca de maior segurança para funcionários de seus mais altos cargos.
Embora em muitos países existam muitas pessoas muito ricas e que podem tranquilamente pagar por quaisquer que sejam as características dos seus veículos, em muitas situações, governos proíbem determinados níveis de proteção na blindagem, porque acham que exércitos particulares podem fazer parte dessa lista de clientes.
Na Alemanha, por exemplo, as vendas de veículos com os mais alto níveis de proteção só podem ser feitas para integrantes do governo.