O Tesla S P100D foi anunciado pela Armormax (empresa de blindagem que atua nos EUA, México, Africa do Sul, Tailândia, India, Paquistão, Emirados Árabes, Filipinas, Quênia e Nigéria) como sendo o carro blindado mais rápido do mundo na atualidade. A “Tesla, Inc. é uma empresa automotiva e de armazenamento de energia norte americana, que desenvolve, produz e vende automóveis elétricos de alto desempenho, componentes para motores e transmissões para veículos elétricos e produtos à base de baterias.”
Uma das preocupações recorrentes de proprietários ou candidatos a proprietários de carros blindados ainda é o peso extra que os veículos adquirem ao serem blindados. As “reclamações” são geralmente relacionadas a lentidão, ao comportamento em curvas e até mesmo nas frenagens. Em muitos países (não é o caso do Brasil), os níveis de blindagem são:
B4: eficazes contra disparos de pistolas;
B5: capazes de conter disparos de metralhadoras;
B6: contra espingardas e metralhadoras de grande potência;
B7: resistentes a tiros de espingardas capazes de perfurar alguns tipos de blindagem.
No caso do S P100D, a blindagem é do tipo B6 e a explicação para um incremento de peso de apenas 250kg (apenas 10% sobre o peso original de pouco mais de duas toneladas) ao veículo está em dois fatores principais: o modelo é produzido em alumínio e a blindagem é realizada com manta de aramida, tecido sintético, extremamente resistente, bem como flexível e possível de ser moldado exatamente de acordo com as áreas a serem protegidas em qualquer modelo de veículo. Caso a blindagem fosse realizada com aço, o peso adicional atingiria a casa dos 80%.
Depois de blindado, o Tesla S P100D consegue uma aceleração de 0 a 96km/h em pouco mais de 3 segundos, o que é um ótimo resultado se comparado aos 8 segundos que os demais veículos blindados levam para atingir a mesma aceleração. Melhor ainda é saber que no mesmo modelo Tesla sem blindagem, essa aceleração é registrada em 2,4 segundos.
Fonte: Observador