Pode parecer repetitivo e é uma pena que seja, mas não temos outro argumento para justificar o aumento do número de blindados em todo o país, a não ser usando o do aumento da violência.
Dessa vez o registro desse aumento foi identificado na cidade de Sorocaba e região. Somente no primeiro semestre de 2014, 60 (10 por mês) carros foram blindados, enquanto apenas 6 blindagens ocorreram no mesmo período de 2013. Estamos falando de um aumento de 1.000% e a origem desses dados é a empresa W. Truffi, a única que presta esse serviço na região. No mesmo período, a quantidade de veículos roubados aumentou em 20%.
Além de vivermos uma espécie de “sensação nacional” de insegurança, o desenvolvimento das cidades do interior próximas a capital acaba por atrair a migração da criminalidade para essas localidades. Além de, atualmente, existir a possibilidade de um serviço de blindagem ser pago através de financiamento, muita gente tem optado por economizar na compra do carro, adquirindo modelos menos luxuosos, e aplicando a blindagem nesses.
Um outro registro em relação a blindagem nessa região é de que o público pertence as classes A e B, em geral pessoas comuns bem sucedidas ao invés de altos executivos ou celebridades. A grande preocupação dessas pessoas está relacionada aos roubos de veículos que acontecem nos semáforos e é realizado por criminosos em motocicletas. Esse tipo de roubo cresceu 19,6%, 409 ocorrências no primeiro semestre de 2014 contra 342 no ano passado.
Mesmo com a ação preventiva da polícia, estudando quais são as principais localidades onde esse crime acontece e tendo a mesma, desde o início do ano, flagrado 147 ocorrências de roubo e prendido 146 pessoas entre ladrões e receptadores, a fragilidade da lei acaba por permitir que esses criminosos voltem para as ruas livres para praticar os mesmos crimes. Segundo o delegado titular da Delegacia Seccional de Sorocaba, Marcelo Carriel, “quando a ação é flagrada, por caracterizar apenas tentativa de roubo, pena é ainda menor”.