No último mês de maio, durante a Exposec, uma das principais feiras do setor de segurança da América Latina, foi divulgada a notícia de que algumas marcas de veículos de luxo ofereceriam garantia “de fábrica” para veículos que forem blindados por empresas credenciadas.
De acordo com o engenheiro Alex Cirillo da Autostar blindados, é como se o setor da blindagem estivesse entrando em sua “terceira onda”, querendo dizer que a “primeira onda” corresponde ao período em que o próprio consumidor se encarregava de levar o carro até uma blindadora, na “segunda onda” é a concessionária que se encarrega dessa tarefa e agora a garantia já virá de fábrica. Na primeira e segunda ondas (que ainda são atuais) a garantia é dada pela concessionária ou pela blindadora e o veículo, geralmente, perde a garantia de fábrica.
Ainda na feira, Cirillo adiantou que uma montadora alemã deveria anunciar a blindagem com garantia oficial e que certamente a concorrência deveria adotar a mesma estratégia. No site da Japonesa Mitsubishi já é possível encontrarmos nessa página as informações (tipos de blindagem, características de cada uma e qual é a montadora credenciada para o serviço) para o que a montadora chama de Mitblindagem.
Mesmo não revelando qual a montadora que que anunciaria a garantia de fábrica para os blindados, o engenheiro também adiantou que para a homologação das blindados, além do teste de disparos, o carro precisa ser submetido a testes de rodagem e abertura e fechamento de janelas.
Um dos principais motivos para a resistência das montadoras em relação a garantia de fábrica está no fato de que, atualmente, os serviços de blindagem não são padronizados, o que significa que cada blindadora acaba por usar um método diferente que, claro, produzem resultados diferentes. Em alguns casos o serviço pode criar até situações de vulnerabilidade em caso de acidentes e colocar em risco a vida dos ocupantes do veículo. O engenheiro exemplifica: “Se a blindagem da coluna B (central) não for bem feita, pode impedir que o air bag de cortina abra corretamente e proteja a cabeça dos ocupantes se houver colisão”.
O Mercedes-Benz blindado de fábrica
O E250 Turbo Avantgarde VR4 é o modelo blindado de fábrica – fabricado na Alemanha e blindado no México – lançado pela Mercedes-Benz no início de 2015 aqui no Brasil. Por causa de um acordo comercial entre Brasil e México, a Mercedes não recolhia imposto de importação, o que deixava o modelo com um preço final de R$339.900, valor competitivo se comparado com os R$254.900 do mesmo modelo sem blindagem. Com a homologação de blindadoras nacionais, esse valor certamente deverá cair ainda mais.