Extrapesado blindado da Mercedes-Benz

Axor 2644 8×4 é o nome do modelo escolhido pela Mercedes-Benz para aumentar a sua participação no nicho de veículos blindados. Para dar conta do aumento de peso provocado pela blindagem, a solução encontrada pela equipe responsável por customizações e pequenas demandas foi a adição de um quarto eixo ao caminhão.

As justificativas da montadora para a escolha do veículo foram a confiabilidade, o baixo consumo de combustível e o melhor custo de manutenção desse segmento. Construído para atender a demanda da Prossegur, uma das maiores empresas de transportes de cargas valiosas do país, o extrapesado teve a cabine blindada com proteção nível 3 e o baú com um nível de proteção não revelado pela Mercedes. A Prossegur já adquiriu sete unidades do veículo que possui 30 metros de comprimento e 175 metros cúbicos de capacidade volumétrica que será usada para o transporte de eletrônicos, medicamentos e até ingressos para espetáculos.

Mesmo em um período de crise econômica, a montadora afirma que a venda de caminhões blindados continua estável com uma média de vendas anual entre 250 e 300 unidades, valendo ressaltar que em 2017 esse número pode vir a ser ultrapassado uma vez que apenas no primeiro semestre, 239 novos emplacamentos já foram registrados. De acordo Marcos Andrade, gerente de marketing do produto caminhão da Mercedes-Benz, “é um segmento que precisa de renovação, com idade média superior a 10 anos”. Marcos admite também que essa demanda já está atraindo a atenção dos competidores, sendo que atualmente o maior deles é a Scania e no segmento de modelos leves, a MAN Latin America, sobre a qual tivemos a oportunidade de falar nesse outro artigo.

Além das sete unidades de extrapesados, a Prossegur adquiriu 134 chassis leves para transporte de valores. Embora o extrapesado seja mais caro, o valor acaba sendo compensado na operação, uma vez que uma quantidade menor de agentes de segurança precisa ser usada, o que não acontece nos veículos sem blindagem, onde são necessários, além do motorista, mais três agentes.

Além dos caminhões, a Prossegur contratou também o sistema de telemetria e rastreamento conhecido como FleetBoard e optou pelo plano mais completo de manutenção que inclui revisões preventivas e corretivas, além de atendimento 24 horas. Ainda conforme Marcos Andrade, “quando falamos desse tipo de transporte, mais do que nunca o caminhão não pode ter um problema, expondo assim o motorista e a carga ao risco.

Fonte: http://www.automotivebusiness.com.br

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