A CampusParty é um dos eventos de cultura digital mais conceituados e populares do mundo e, este ano, contou com a participação de algumas das grandes empresas do setor automobilístico.
Embora soe estranha a afirmação acima, basta entender que a tecnologia do setor está se destacando e, como tem sido de praxe no mundo digital, segue em um franco caminho de integração de sistemas e plataformas.
A americana Ford, por exemplo, chegou ao evento para apresentar um sistema que garante acesso aos aplicativos do seu smartphone via comandos de voz.
O SYNC, como ficou conhecido esse sistema multimídia da Ford, dispõe de compatibilidade com variados modelos de smartphones, entre eles, o iPhone (3GS, 4 e 5), o Blackberry da Motorola (a partir do OS 5.0) e com o sistema operacional Android (a partir de 2.1). Mas os ávidos por novidades tecnológicas, aqui em território nacional devem esperar até o segundo semestre para que o SYNC tenha efeito e funcionamento.
No evento, pôde-se perceber que a tecnologia está intrínseca ao desenvolvimento de diversos segmentos – entre eles, o automotivo. Aqui, nem sobrou espaço para a – agora – popular blindagem veicular, mostrando que pesquisas atuais revelam o interesse do consumidor em estar sempre conectado, inclusive enquanto dirige.
Mas, se por sua vez a tecnologia automotiva se destacou nesta edição da CampusParty, a nostalgia ganhou alguns holofotes para si, por igual. Afinal de contas o evento reuniu, também, réplicas de carros da Copa Baja SAE Brasil, competição que reúne projetos de baja feitos por estudantes de engenharia de universidades brasileiras.
Criada em 1997, na Espanha, a Campus Party chegou este ano à sua sétima edição brasileira e deve somar, em média, cerca de 8 mil participantes em 2014.