A decisão de blindar um veículo, mesmo essa sendo uma prática com crescimento diretamente proporcional ao aumento da violência em nosso país, não deve ser uma decisão tomada da noite para o dia.
Ainda que popularizado, o serviço demanda custos e tempo. Por isso, optar pela blindagem não deve ser uma escolha que se baseie no modelo ou na “preço em conta” dessa ou daquela empresa, mas, acima de tudo, na qualidade representada através de um conjunto de detalhes sobre os quais já tivemos a oportunidade de falar em outra ocasião.
Mesmo com o aumento crescente da procura pelo serviço de blindagem, eventualmente, por algum motivo particular, existe quem possa ter se arrependido da contratação do serviço e, desse jeito, deseje reverter o processo.
Nesse caso a pergunta é: É possível fazer com que meu veículo volte a ser como antes?
A resposta é sim, mas, caso esteja pensando nisso, vale a pena conferir a seguir algumas informações importantes sobre esse processo:
Os Vidros
O problema da substituição dos vidros blindados pelos originais está nos buracos que surgiriam entre o vidro e o acabamento, já que o painel e a forração foram cortados para acomodar o vidro de maior espessura.
Nesses casos, a solução tem sido aremoção da camada interna do vidro (a lâmina de policarbonato), que mantém o vidro quase com a mesma espessura que tinha no modelo original. Os custos e o tempo para esse serviço tendem a ser os mesmos gastos para recuperar um vidro delaminado.
A blindagem Opaca (manta de aramida e aço)
Aqui novamente temos uma situação de serviço complicado e novos gastos, já que todo o acabamento do veículo deve ser desmontado a fim de remover a manta de aramida e o aço.
Além disso, vale ressaltar que o acabamento interno e alguns grampos de fixação foram redimensionados para receberem o material balístico, logo, se imaginarmos o tempo (mão de obra) necessário para trazer esses itens ao seu estado original, não fica difícil deduzirmos que o custo não será nada baixo.