Se você ainda não utilizou os serviços do aplicativo Uber, provavelmente já ouviu falar sobre ele.
O Uber é um aplicativo que serve para solicitarmos um carro que nos leve a um determinado destino. No mundo inteiro é um serviço que apareceu como concorrente dos tradicionais Taxis e que realmente traz uma série de vantagens tanto para passageiros, quanto para motoristas, tais como: basta ter um smartphone e um cartão de crédito para começar a usar o serviço que o conecta rapidamente (o motorista se desloca até o local onde a solicitação foi feita para pegar o passageiro) com um motorista assim que uma solicitação de viagem ocorre, as corridas são mais baratas em comparação com as corridas de taxi, os motoristas é que decidem sobre os seus horários de trabalho, ao final de cada corrida, motorista e passageiro podem avaliar-se entre si, etc.
Não bastasse toda essa revolução, aqui no Brasil o empresário Thiago Viana resolveu pegar carona no modelo de negócios do Uber e criou, em parceria com o francês Alexis Rollemberg (um colega de curso de pós-graduação feito na França), o Bluclub. A diferença básica entre Bluclub e Uber está no fato de que o primeiro chegou para oferecer um serviço de “corridas” desta vez com carros blindados. Isso mesmo.
De acordo com Thiago, “O brasileiro gosta de exclusividade, se importa com a aparência do que faz e se preocupa com a segurança da família, por isso os blindados que reúnem essas três coisas”.
O serviço ainda não está em funcionamento, mas, de acordo com os empresários, 11.000 pessoas já se cadastraram no site da Bluclub aguardando para serem notificados assim que o serviço for efetivamente iniciado. A cobrança do serviço funcionará de forma fixa e de acordo com pacotes de quilometragem percorrida: 18km por R$90,40, 40km por R$180,00, 80km por R$340,00 e 300km por R$1.200,00.
Transporte escolar
Além do Bluclub, a companhia oferecerá o BluSchool, serviço de transporte de crianças para a escola. De acordo com Rolemberg, responsável pelo design desse serviço, “será como um motorista particular, disponível em determinados horários e flexível pelo tempo que o cliente quiser”.
Rio de Janeiro
Por enquanto o Bluclub começará a operar apenas em São Paulo, mas a ideia dos empresários é de amplia-lo também para o Rio de Janeiro. Thiago pertence a família que é proprietária das concessionárias Itororó, a maior licenciada Chevrolet da capital paulista e, desse jeito, pode usar as concessionárias como locais de manutenção para os carros. No Rio de Janeiro isso é mais difícil e, por isso, ainda estudam a operação na cidade que, mesmo sem ter previsão para o início dos serviços, já registra cerca de 3.000 interessados via site.