A centenária marca britânica Rools-Royce é conhecida até hoje por produzir veículos luxuosos, com alto padrão de conforto e custo elevado. É também conhecida como uma das preferidas por membros da realeza (para o caso de países em que a forma de governo permanece sendo a monarquia) e chefes de Estado ao redor do mundo.
Entre 1906 e 1926, o modelo Silver Ghost , com motor de seis cilindros e 49 cv, foi um dos primeiros produzidos pela marca, sendo adquirido por compradores “ilustres”, tais como o imperador japonês e o líder revolucionário da extinta União Soviética, Lenin.
A Primeira Guerra Mundial teve início no ano de 1914 e por causa da sua robustez mecânica, algumas unidades do Silver Ghost, que inicialmente era usado apenas para transportar oficiais da Marinha Real Britânica, foram convocadas para a missão de identificação das linhas de avanço das tropas alemãs. É claro que para esse tipo de trabalho (missão na verdade), o Ghost não poderia ir “de cara limpa” e então teve de ser reforçado com algumas chapas metálicas de proteção e uma metralhadora Maxim calibre 0.303.
Naquela época o processo de venda dos Rolls-Royce para civis era diferente do que conhecemos, ou seja, a montadora vendia apenas o chassi e o comprador se encarregava de encomendar a carroceria. Sabendo disso e tendo como base o ótimo desempenho do Silver Ghost nas primeiras missões, o governo britânico então decidiu encomendar alguns chassis do modelo, aproveitando assim todos os componentes mecânicos, e aplicar carrocerias blindadas aos mesmos, transformando-os assim no que passaram a chamar de Armored Car (que significa carro blindado em português).
Com essa adaptação para a guerra, o Silver Ghost pode ser tranquilamente considerado como o antecessor dos atuais tanques de guerra, uma vez que os primeiros foram inventados apenas ao final dessa mesma guerra mundial. A configuração final do Armored Car então era: quase 5m de comprimento, peso de 4,7 toneladas e com capacidade para atingir até 72km/h. Tinha espaço para apenas três ocupantes, sendo: motorista, comandante e operador de metralhadora.
Os Siver Ghost Armored Car mais tarde receberam mais blindagem e rodas diferentes e chegaram a ser usados entre os anos de 1939 a 1941, dessa vez na Segunda Guerra Mundial. A “aposentadoria” ocorreu definitivamente apenas em 1954, quando os últimos Ghost foram desativados pelo exército irlandês.
Fonte: Motor Show