Diferenças técnicas são fundamentais na escolha da manta de aramida de 7,8 ou 9 camadas, nível III-A

Preciso necessariamente comprar manta de 9 camadas para proteger meu cliente para blindagem Nível III-A?
Não, uma manta de 9 camadas pode ou não garantir a proteção balística para o nível III A. Ela garantirá se o Retex do fabricante assim o indicar. Somente após testada de acordo com a norma ABNT NBR 15000, ela pode ser considerada adequada para o nível III-A. Vamos entender melhor os fatores que influenciam o número de camadas nas questões abaixo.

Qual o critério de escolha para manta de 9 ou 8 camadas?
O critério a ser utilizado para essa decisão é a analise do RETEX do produto testado de acordo com a norma ABNT NBR 15000. Se, de acordo com o RETEX, uma manta constituída de 8 camadas de tecido de aramida + placa de aço de 0,6 mm tiver como destino uma blindagem a ser ancorada em material inferior ao aço de 0,6 mm, o blindador deve aumentar o número de camadas para suprir a diferença de resistência entre o aço do material testado e a resistência do material do carro a ser blindado.

Hoje, existem modelos de carros que usam peças isoladas com materiais distintos do aço de 0,6 mm. como por exemplo a tampa traseira da Evoque. Somente testes balísticos específicos para cada tipo diferente de material (alumínio, fibra, etc), podem indicar a decisão segura sobre o coeficiente de segurança necessário para cada aplicação. Por isso deve-se adquirir mantas de empresas que possuam laboratório balístico de desenvolvimento de produto, local onde as dúvidas acima podem ser resolvidas na prática. Lembramos ainda que, até o presente momento o Exercito Brasileiro – Campo de Provas da Marambaia, não promove testes de mantas sem a ancoragem de aço, ou seja, não existe RETEX para mantas stand alone (testadas somente na aramida).

Existe manta Nível III-A com 7 camadas? Como isso é possível?

Existe com 7 camadas e até com quantidades inferiores de camadas.

Isso ocorre em razão do(a):

  • Qualidade e tecnologia da fiação
  • Qualidade e técnica de tecelagem ( tipo de trama, peso do fio)
  • Processo de laminação empregado (autoclave, prensa)
  • Material empregado na laminação ( filme, neoprene etc)
  • Apuração do processo: pressão, temperatura, vácuo etc.

Tão importante quanto saber o número de camadas, é conhecer cada um dos elementos que sintetizam a manta balística. Assim como nas questões anteriores, o que vai atestar uma melhor técnica de um fornecedor para outro é o teste inserido no RETEX do fornecedor. Vale a pena observar que, infelizmente, há Retex com diferentes espessuras de chapa de aço de ancoragem. Por isso deve-se verificar se o aço utilizado não é de espessura diferente da utilizada normalmente nos veículos. Esse fato tiraria a utilidade do teste contido no RETEX, tornando quase impossível tirar conclusões ou fazer comparações como as suscitadas na resposta anterior.

Blindagem Automotiva, Manta Balísitca, Manta de Aramida, Manta Kevlar, Painel Balístico, Vidro Blindado, Vidro blindado maisleve, Vidros Automotivos