A marca alemã Audi não deixa de surpreender, seja no design dos veículos assinados pelas montadoras europeias ou nos utilitários que visam, se não o pleno conforto e comodidade dos seus usuários, a completa segurança nos trajetos de idas e vindas de cada um.
Claro que, por vezes, o excesso de segurança pode trazer alguns extremos bastante curiosos. E esse é o caso do A8 L Security, a versão blindada de fábrica do sedã de luxo da Audi.
Para se ter uma ideia, o tratamento de blindagem dado ao veículo atingiu o nível máximo permitido para um automóvel civil, o que o aproxima – com certo exagero comedido – das proteções equipadas em grandes veículos militares.
O A8 L Security, segundo dizem, foi idealizado e construído para suportar até mesmo tiros de fuzil e explosões de granadas. Não que alguém esteja pensando em dirigir no meio de tiroteios ou em campos minados, mas isso já dá uma boa prévia do nível de segurança que o veículo oferece.
Distribuem-se, nos seus 5,27 metros de comprimento e nos 3,12 metros de distância entre os eixos, uma cápsula de proteção feita em aço, manta de aramida, liga de alumínio, vidro multi-laminado e cerâmica. Além disso, o carro vem equipado com um kit de rodas e pneus produzidos com uma cinta de aço especial que permite que o carro consiga rodar aproximadamente 80km em condições precárias (originadas, por exemplo, através de tiros), central de comunicações dentro do porta-malas e opção até de blindagem para a bateria e do tanque de combustível.
Para quem leva a sério a ideia de que a cada dia devemos partir para o campo de batalha e sairmos vitoriosos, a brincadeira para adquirir o seu sedã A8 L Security não vai sair por menos de R$ 3,5 milhões. É o preço de encomenda – e o valor da segurança oferecida – pela Audi neste luxuoso modelo.