Não há novidade alguma quando dizemos que todo esse período bem conturbado em relação a segurança em diversos países do mundo, está fazendo com que mais e mais carros blindados sejam produzidos. Os modelos, os níveis de blindagem, as tecnologias e as personalizações são as mais variadas e, na maioria das vezes, bem eficientes. Mas em relação a um ponto em comum temos que concordar… melhor que um carro blindado, é um carro blindado com um sistema de comunicação realmente eficiente, capaz de permitir que os passageiros estabeleçam contato com o mundo exterior, que possam ser rastreados e, principalmente que ofereça o máximo de dificuldade em ser invadido (hackeado).
Pensando nisso a empresa americana Kymeta desenvolveu a mTenna, uma antena que usa um software para se comunicar com um satélite. Trata-se de um equipamento alojado em um painel plano de 70cm que pode ser montada ou integrada ao teto dos veículos e que, desse jeito, é capaz de ter acesso a internet de alta velocidade em qualquer lugar do mundo. Inicialmente essa é uma parceria da Kymeta com a alemã Aurum Security, especializada em segurança seja para veículos militares ou civis.
Criada em princípio para navios de cruzeiro e iates, mTenna é capaz de transmitir terabytes de dados e ainda suportar cloud computing (computação nas nuvens), o que é fundamental para capacitar os veículos a se comunicarem com alguma infraestrutura ou, simplesmente, com outros veículos.
O satélite ao qual mTenna se conecta possui tecnologia de dados 5G, com capacidade de transmissão de terabytes, mas que pode ser escalada para zettabytes (aproximadamente 1 bilhão de terabytes).
A segurança é um outro benefício que faz desse tipo de tecnologia a “menina dos olhos” das diversas fabricantes de veículos em todo o mundo, especialmente as que produzem veículos para pessoas de alto padrão financeiro, tais como líderes mundiais e seus respectivos departamentos de segurança, celebridades, etc.
Uma grande vantagem técnica de todo o sistema por trás da mTenna é a segurança que, se comparada com a das redes de telefonia terrestres em geral, não é cem por cento protegida contra uma invasão de hackers, mas é, certamente, muito mais segura, de acordo com Andre Uschakow, diretor da Aurum Security.
De acordo com Andre, cerca de 38.000 a 40.000 veículos são blindados todos os anos no mundo e ele gostaria de ver seu produto instalado em ao menos dez por cento desse total. Infelizmente alguns países proíbem o recebimento de sinais de satélites de outros países, tais como China, India e Brasil. A previsão de que a tecnologia esteja disponível para o mercado em massa é de cinco anos.