A popularização do serviço de blindagem no país está fazendo com que o número de pessoas interessadas nesse serviço aumente cada vez mais. Por outro lado, essa mesma popularidade está fazendo aumentar também o número de oficinas que oferecem o serviço, porém sem o mínimo de estrutura e, pior, atuando de forma ilegal.
Por isso, já que a segurança é o principal motivo que leva condutores às blindadoras, fique bem atento para não ser pego de surpresa diante da quantidade de ofertas disponíveis por aí.
Abaixo seguem algumas recomendações para que você não caia em nenhuma armadilha.
Todas as empresas que trabalham com blindagem automotiva devem possuir o Certificado de Registro (CR), o logicamente que, a ausência dele, justifica uma oficina irregular, alerta Christian Conde, presidente da ABRABLIN.
Além disso, os fabricantes de produtos balísticos devem submeter o seu inventário a um rigoroso teste balístico, aplicado pelo Centro de Avaliação do Exército (CAEx). Com isso, é emitido um Relatório Técnico Experimental (ReTEx) que dá aprovação de uso ao material.
Essas são algumas dicas para compreender a idoneidade da empresa que você vier a escolher como sua futura fornecedora. Outras recomendações dizem respeito a, por exemplo, fazer um a pesquisa de mercado e entender o tempo de realização do procedimento desejado – isso garante uma média na compreensão do tempo que realmente se leva pra blindar o automóvel.
Levante duas ou três empresas “favoritas” e só então leve em consideração o preço oferecido por cada uma.
Além disso, vale lembrar que todo condutor que queira blindar o seu veículo deve ter em mãos e apresentar o seu RG e CPF, além de comprovante de residência, Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), Certidões Negativas Criminais da Justiça Federal, Estadual e Militar dos últimos cinco anos e Atestado de Antecedentes Criminais, emitido pela Polícia Civil (para carros empresariais são exigidos, também, o CNPJ e a Certidão de Antecedentes dos distribuidores da Justiça Federal, Estadual e Militar de cada um dos sócios administradores ou gerentes).